quinta-feira, 15 de outubro de 2009

2
Eu escolho... Meu futuro


E então você percebe que todos os seus sonhos e alvos do futuro mudam a cada segundo...
 Acho que ninguém escapa dessa “fase” de mudança, ontem achava que queria uma coisa e que era parte da minha vida aquilo, hoje já estou colocando outra coisa no lugar. Não é algo controlável, mas mesmo assim nos sentimos mal, a sensação de que não temos mais uma “palavra” concreta para nada se torna constante.
 Nunca imaginei como era difícil ter que procurar algo como uma profissão ou simplesmente ter um rumo na vida. O fim de toda uma fase, uma infância que se disfarça de ‘adolescência’, para então o ápice, a duvida, os nervos exaltados e todos juntos de uma só vez, e ninguém nos alerta sobre isso antes.
 As provas e vestibulares, e tudo mais que possa atrapalhar/ajudar são bem vindos, milhares de testes vocacionais e umas dezenas de testes de personalidade para completar o pacote e pronto: Indecisão.

 Uma vez eu vi um post de uma das minhas “colunistas” favoritas, a Danielli Guedes [que escrevia a coluna do ‘Soda Candy’ para o portal Ohayo], sobre as dificuldades de conseguir um primeiro emprego ou ate mesmo um estagio para a faculdade e fiquei impressionado com alguns obstáculos absurdos. Partindo disso, a escolha de uma profissão que vai te dar um suporte nessa hora [e depois é claro] se torna crucial.
E ai então mais indecisão, o que escolher: aquilo que traz alegria e prazer de fazer ou aquilo que vai te dar um retorno financeiro rápido?
  “Não vou abrir mão das Artes Cênicas, mesmo sabendo que é um dos mercados mais fechados” disse isso para minha mãe essa semana e levei uma bronca daquelas. Já é a terceira vez que eu mudo de “opção” de curso da faculdade, e de acordo com ela essa foi a pior [ela já não esperava mais nada depois de Jornalismo ou Radio TV], acho que não mudarei mais de opinião, ou assim espero pelo menos, a duvida e a insegurança básicas sempre podem bater alguma hora, mas creio que encontrei algo que me complete e que tenho prazer em fazer. Agora já nem preciso ter inveja dos meus amigos, que por sinal, já tinham escolhido suas profissões a um tempo.


 Então é só contar os dias e horas, se preparar para as provas. Provas essas que não são somente de vestibulares ou concursos, mas sim algo que diz respeito a todas as provas das nossas vidas.
 Acho que é só uma questão de “ter tato” para conseguir enxergar como e onde queremos estar daqui a 5 ou 10 anos, nada muito difícil se feito com vontade mesmo, sem segredos, sem dificuldades, sem pressão, e o FUTURO que nos espere.


2 comentários:

Fer B disse...

Veja bem...
vc não está escolhendo sua *profissão*. vc está apenas escolhendo o curso.
Isso já faz parte da sua carreira e acaba sendo muito conveniente quando o curso que vc fez e o emprego que vc conseguiu estão dentro da mesma área. Mas eu cansei de ver tantas vezes pessoas fazendo um curso e tendo empregos totalmente fora da área deles.

Uma coisa é certa. DECIDIR A VIDA TODA é praticamente impossível. Vc pode sim escolher um curso que tenha a ver com o que vc gosta e estudar com mais facilidade. Qualquer curso de faculdade decente vai te ensinar, no mínimo, a pensar, a buscar respostas, a ser responsável....

Estágios específicos dentro da área exata que vc pretende trabalhar um dia talvez sejam muito dificeis de conseguir. E se conseguir talvez não sejam (bem) remunerados.

Qualquer pessoa, cursando qualquer curso pode começar a trabalhar em vários tipos diferentes de empregos, como meio de subsistência até finalmente trabalhar em algo que se pareça mais com o que quer... ou enquanto se descobre que na verdade seria mais interessante fazer outro curso. É muito cedo pra saber. E muito injusto ter que decidir agora. Mas uma escolha inicial tem que ser feita.

Eu ainda acho que radio/tv tem mais a ver com vc. Pq acho que sua criatividade ultrapassa a atuação. Acho que vc tem boa capacidade de *produzir* coisas ótimas. E fazer em paralelo um curso de ator.

De qualquer forma, nem pare pra pensar muito em escolher um curso só pela possibilidade de ser mais "rentável". Conheço bastante gente no 4º ano de Administração e de Direito que estão desempregados ou ganhando muito mal e sem a menor perspectiva de qual rumo seguir. E conheço uma de Artes Plásticas que no 2º ano está em dúvida entre 3 propostas de estágio com plano de carreira.

=D

vc só vai saber bem depois.
e com certeza vai se surpreender;

É só manter o pé no chão, sem deixar de ser fiel à sua essência.

Thalyson disse...

Boa meu filho! Agora ve se não muda de novo em! rsrsr To zuando. ótima escolha.