Tem quem ainda pergunte “Mas qual a graça de gostar tanto de cinema?” duvidando do que um bom filme seria capaz de fazer a si mesmo se apreciado.
Há quem duvide da “magia” do cinema, e do que em poucas horas (que gastaríamos no ócio) ele pode oferecer, as vezes chegando a ser um ódio mortal de vê-los.
Claro que para outros cinema é uma das maiores expressões de arte (no meu caso a segunda maior, só perdendo para o teatro, que é transcendente) e há quem procure um filme só por diversão ou matar o tempo, é claro.
Filmes quando “apreciados” tem como função, indiretamente, nos completar, propor algo, uma situação que talvez nunca vivêssemos em nosso dia-a-dia, os “sentimentos” que não possuímos é o que nos leva a assistir-los a procura de um romance, tristeza, algo divertido, enfim problemas que as personagens desenvolvem e resolvem na tela, somos os personagens também por alguns minutos e sentimos junto o que se passa, mas claro que agradecemos por não serem nossos todos esses dilemas.
Viajamos a outros países, mundos e eras, assim como um livro, só que muito mais dinâmico é claro.
Quem nunca sonhou em ser um pirata do Caribe, um arqueólogo famoso que enfrenta perigos, ou até mesmo parte de um casal apaixonado que luta pelo amor. Pequenas coisas que fazem do cinema uma arte, a arte milenar de contar histórias e emocionar os ouvintes.
E não esqueça: “Não há filmes ruins” somente há filmes mal feitos, ou por vezes mal interpretados (pelos atores, ou pelos espectadores). Acima de qualquer outra coisa, quando estiver assistindo um filme, procure o sentido da historia, e o que ela acrescentará a sua própria vida, o que o faz se identificar com certos personagens e gostar deles.
O caminho de um ‘cinéfilo’ é longo (e acho que já estou na metade), prometo trazer mais sobre essa arte que encanta e ensina, mas isso em posts futuros é claro, fico feliz se conseguir passar um pouco do que eu sei ao longo dessa caminhada. Até Breve.
....
4 comentários:
Muito bem dito! Tem tanto filme bom por ai que as vezes as pessoas falam qua o poço secou e não tem mais nada para ser feito (falavam a mesma coisa das invenções no século XIX e olha hoje)mas sempre surge uma obra de arte nova que merece ser adimirada nas telonas. As vezes até sabemos por alto oque vai acontecer no filme, mas oque interessa é quando e porque né?
Cinema é arte, é vida e sempre tem aqueles filmes com os quais nós nos identificamos.
Está ai um assunto que nunca vai ficar ultrapassado.
Eu dou nota 10 para essa postagem.
Opa um "cinevoro" passando seus Ensinamento ein , Post foi um prologo pra algo que pode dar pano pra "colcha" ein( isso se o Judaime continuar Postando).
O cinema é uma arte que se moderniza constatemente sem tirar o Brilho dos Classico (Star Wars que o Diga)e não vai acabar, como uma nuvem que pessoas podem achar que parecem coisas diferentes um filme pode parecer de forma diferente pra certas pessoas , o mesmo filme pra um pode ser só tiros sem sentido e pra outro a Busca da paz interior atraves da Vingança ,só é questão de olhar e ver oq ele mostra e te ofereci mesmo.
Realmente temos que olhar e prestar atenção nos filmes que já achamos "ruins" talvez foi só falta de atenção.
Post ta Foda e como eu disse isso vai dar pano pra "colcha" e eu quero ver aonde vai parar essa Colcha, Vou acabando por aki (pareci até q to postando haha)
Abraço e até o Proximo Post
Isso foi lindo sabia??
Eu amo cinema, não tanto quanto você (e admiro vc por isso), mas amo. Ainda assim não tinha tratado cinema assim. Não como VC trata.
Acho que não vou conseguir chegar a tanto um dia, mas ler o que você escreve sobre cinema passa a mesma energia que eu sinto quando falo e gastronomia... E emociona ver isso, mesmo, é raro ver alguém expressar esse gosto por alguma coisa...
Bjss
te amo
Não vou exagerar aqui e dizer que algum filme *mudou a minha vida*. Mas com certeza alguns filmes me deram inspiração, motivação pra algumas mudanças finalmente acontecerem. Parabéns pelo (re)começo. Não pare de postar, vc faz isso bem!
;D
Postar um comentário